Institucional

A história da Confederação no Sistema Cresol

Em 1995, no estado do Paraná, foram constituídas as cinco primeiras cooperativas Cresol. A partir delas, o Sistema foi expandindo no sul do Brasil.

No ano de 2008, a soma de forças em busca de alternativas de crédito fez o Sistema se organizar em três níveis: Confederação, Centrais de crédito e Cooperativas singulares. Nascia a Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária – Confesol, localizada em Florianópolis (SC).

Em 2016, após oito anos de atuação, a Confesol tornou-se Cresol Confederação. A mudança permitiu qualificar ainda mais os serviços prestados ao Sistema. Atualmente a Confederação representa institucionalmente o Sistema Cresol, contando com quatro Centrais de Crédito filiadas: Cresol Baser, sediada em Francisco Beltrão (PR); Cresol Central SC/RS, sediada em Chapecó (SC); Cresol Sicoper, sediada em Passo Fundo (RS); e ASCOOB, sediada em Serrinha (BA).

As Centrais possuem um papel fundamental no Sistema, além de fazer a ponte entre a Confederação, cooperativas singulares e agências.

Para estar alinhada às expectativas do mercado financeiro e, principalmente, dos cooperados, a Confederação vem promovendo diariamente soluções financeiras e tecnológicas para o Sistema, otimizando produtos e serviços e gerando ganhos de escala.

Hoje, o Sistema conta com mais de 500 unidades de atendimento distribuídas em todo território nacional, unidas pelo mesmo objetivo: atender às necessidades e realizar os sonhos de cada cooperado Cresol.

Linha do tempo
1995

Surge a Cresol no Sudoeste do PR

1998

Fundação das primeiras cooperativas do Sistema Cresol nos estados de SC e RS

2000

Constituição da Central Cresol Baser, com sede em Francisco Beltrão (PR)

2004

Constituição da Cresol Central SC/RS, com sede em Chapecó (SC)

2008

– Constituição da Central ASCOOB, com sede em Serrinha (BA)
– Constituição da Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária – Confesol, em Florianópolis/SC.

2012

Início do processo de expansão do Sistema Cresol para outras regiões além dos três estados do Sul

2013

Transformação da Confederação de Serviços para Confederação de Crédito

2014

Constituição da Central Cresol Sicoper, com sede em Passo Fundo (RS)

2016

– Mudança do nome de CONFESOL para Cresol Confederação
– Lançamento da nova marca da Cresol e mudança da nomenclatura de Confesol para Cresol Confederação, promovendo ainda mais o fortalecimento e expansão do Cooperativismo.

Propósitos da Confederação

Divulgar o cooperativismo de crédito e organizar os serviços de interesse de suas cooperativas centrais associadas.

Organizar, propor e padronizar procedimentos tecnológicos relacionados às atividades desenvolvidas pelas cooperativas centrais associadas.

Planejar, organizar, manter e coordenar fóruns de discussão de temas de interesse das associadas.

Desenvolver soluções financeiras buscando alternativas de crédito para agricultura familiar e a economia solidária.

Prestar serviços referentes ao gerenciamento de software e demais tecnologias da informação para as cooperativas filiadas.

Fortalecer ações na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de gestão, produção, acompanhamento e divulgação de informações que digam respeito ao cooperativismo de crédito de economia familiar e solidária.

A força do Sistema Cresol
Parcerias e grupos de trabalho

Por meio de parcerias que cooperam para a realização dos sonhos dos cooperados, a Confederação consolida o relacionamento com órgãos reguladores e instituições do mercado financeiro, almejando ampliar sua atenção com qualidade e estruturando sua operacionalização de maneira sólida e eficaz.

A Confederação também promove grupos de trabalhos internos junto às Centrais filiadas. O objetivo é a troca de ideias, o desenvolvimento de projetos, a organização da presença da Cresol em grandes feiras e estratégias para campanhas em conjunto, fortalecendo assim as ações internas e externas do Sistema bem como a integração das equipes envolvidas.