Global Money Week chega ao fim, e Cresol promove ações para o Brasil e América Latina

Mais de 100 países participaram da campanha de educação financeira para jovens e adolescentes

Pela primeira vez a Cresol participou da Global Money Week, uma campanha mundial sobre educação financeira para crianças e jovens. Entre os dias 22 e 28 de março, foram realizadas iniciativas em mais de 100 países com o tema “Cuide de você, cuide do seu dinheiro”, destacando a importância de construir a resiliência financeira e permanecer saudável no contexto atual.

Organizada pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a GMW foi coordenada no Brasil pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Neste ano, a Cresol atuou como parceira da ação, com conteúdos e materiais para crianças, jovens e professores em português e espanhol, ampliando o alcance do tema na América Latina.

Durante uma semana, a Cresol divulgou o assunto em suas redes sociais, contou com o envolvimento de jovens e reuniu todo o conteúdo produzido na página da GMW no site da Educação Financeira.

Em parceria com a CVM Educacional, a Cresol também preparou um vídeo especial, com dicas sobre Educação Financeira para professores do Ensino Fundamental e que está disponível no canal oficial da Cresol no YouTube. Essas ações fizeram parte das 1.901 iniciativas realizadas no Brasil durante o período.

Para José Vandresen, gerente do Cresol Instituto, que coordenou o trabalho educativo durante a GMW, os aprendizados com a ação foram importantes para o Sistema Cresol. Pela primeira vez foram criados materiais em língua estrangeira, impactando positivamente na promoção da educação financeira.

“Apoiar a participação do Brasil na Semana Mundial de Educação Financeira com mais de 100 países discutindo e apresentando possibilidades de dar condições para educação nossas crianças e jovens financeiramente só nos mostra que o trabalho que desenvolvemos junto às comunidades por meio de parcerias com escolas e universidades estão alinhadas com as diretrizes curriculares nacionais que incluem a educação financeira como tema transversal nas escolas. Portanto, sendo uma instituição financeira cooperativa, a Cresol  acredita no desenvolvimento das pessoas, sendo que seu letramento financeiro é indispensável para construirmos comunidades mais fortalecidas”, avaliou José.

A 9ª edição da Global Money Week contou com o envolvimento de países de todos os continentes e o Secretário Geral da OCDE, Angel Gurría e a rainha Máxima, da Holanda, foram os responsáveis pela abertura da ação. As iniciativas de todas as nações envolvidas estão disponíveis na página da GMW.