Cresol participa de reunião com Ministra da Agricultura e presidente do Banco Central para debate sobre crédito rural

Cooperativas tratam sobre programas e linhas de financiamento

Na última quinta-feira (18), a Cresol participou de uma reunião com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O encontro virtual, articulado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), tratou sobre crédito rural e as expectativas para o Plano Safra 2021/2022.

Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri se juntou a dirigentes do Sicoob e do Sicredi como representantes do cooperativismo de crédito, além de outras lideranças do cooperativismo agropecuário. A continuidade dos programas e linhas de financiamento do crédito rural foi debatida durante o encontro.

O retorno da ministra Tereza Cristina e do presidente Roberto Campos Neto foi positivo, com destaque para a importância do setor na economia. Sem rupturas no atual modelo, o desejo é simplificar e modernizar a estrutura para facilitar o acesso ao crédito.

“É fundamental a presença da Cresol nesses espaços, inclusive em alguns momentos a Cresol foi citada como referência na aplicação do crédito rural no Brasil. Isso nos fortalece perante ao Ministério da Agricultura, ao Banco Central e mostra o papel da cooperativa em permitir o acesso ao crédito rural. Saímos satisfeitos da agenda, recebemos o compromisso de que haverá melhorias para qualificar o processo agrícola, com menos burocracia e mais agilidade para facilitar ainda mais o dia a dia e as conquistas dos nossos cooperados”, resumiu Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.

Ao término da reunião foi discutida a manutenção das agendas com o Ministério da Agricultura e o Banco Central – eventualmente com a inclusão do Ministério da Economia. Houve consenso entre os participantes da relevância do tema dentro do cenário econômico do Brasil e da necessidade de evolução constante para o setor agropecuário.